Pele saudável: Veja dicas para manter sua pele limpa e bonita

Nada como uma pele bonita, saudável e sem manchas, não é mesmo? 
Veja algumas dicas: 

Pele normal e mista
• Ritual: limpar, tonificar, hidratar, prevenir e tratar as rugas.
• Limpeza: prefira produtos que limpem sem agredir a pele, como sabonetes líquidos e loções suaves. Se você gosta de sabonetes em barra, opte pelos glicerinados mais suaves. Depois, aplique tônico, para acalmar a pele e ajudar a contrair os poros.
• Hidratação: prefira uma emulsão ou gel à base de vitaminas A, C e E e extrato de Aloe. Para o dia, o produto deve ter filtro solar na fórmula. Se a zona T estiver muito oleosa, use hidratante apenas nas áreas secas.
• Ao redor dos olhos: use cremes para manter a região sempre hidratada.
• Anti-rugas: opte por produtos à base de vitaminas C e E e retinol.
• Semanalmente: esfolie e aplique máscaras.


Pele seca
• Ritual: limpar, hidratar, prevenir linhas e tratar as já existentes.
• Limpeza: deve ser feita com produtos que limpem sem agredir a pele, como sabonetes líquidos para o dia e creme e loções de limpeza para remover maquiagem à noite. Evite sabonetes em barra, que podem deixar a pele ressecada e áspera.
• Hidratação: prefira hidratantes poderosos, mas de textura leve, como gel-creme ou creme. É importante que o produto do dia tenha filtro solar na fórmula.
• Anti-rugas: peles secas têm mais tendência às rugas. Nunca descuide da hidratação e use cremes com retinol, ácido glicólico e vitaminas.
• Ao redor dos olhos: é sagrado aplicar creme para lubrificar a região.
• Semanalmente: aplique uma máscara e faça esfoliação.

Pele oleosa
• Ritual: limpar, hidratar, prevenir e combater as rugas.
• Limpeza: duas ou, no máximo, três vezes ao dia, limpe a pele com sabonete líquido ou em barra, como os glicerinados. Jamais lave o rosto em excesso: isso aumenta a oleosidade.
• Hidratação: fique longe de produtos cremosos e gordurosos. Use hidratantes em forma de gel ou gel-creme (são livres de óleo) com filtro solar na fórmula. Opte por produtos a base de vitamina A, C e E e extratos vegetais, como Aloe vera.
• Ao redor dos olhos: use creme para evitar as linhas de expressão.
• Anti-rugas: deve ser em forma de gel. Jamais use cremes, pois provoca espinhas.
• Cuidados especiais: duas vezes por semana faça esfoliação usando produtos à base de grânulos e, semanalmente, máscara. Se surgirem espinhas, use antiacne.


Limpeza
Para a beleza da pele, limpeza é fundamental. Esse cuidado simples não toma muito do seu tempo e garante uma pele luminosa e saudável.
Pela manhã: a higienização remove as secreções eliminadas durante a noite e "acorda" a pele, preparando-a para a hidratação. Evite lavar o rosto com água quente. Para a sua limpeza ser bem feita, você deve usar água morna ou fria. A água quente resseca a pele e as rugas aparecem. Molhe o rosto com água fria ou morna, aplique o sabonete e faça movimentos circulares e ascendentes com os dedos em todo o rosto.
Enxague o rosto com bastante água. Repita o enxague para garantir que o produto foi removido. O acúmulo do produto deixa a pele opaca. Seque, pressionando com delicadeza uma toalha bem fofa sobre o rosto, deixando-o um pouco úmido. Jamais esfregue a toalha no rosto.
À noite: produtos de limpeza eliminam as impurezas acumuladas durante o dia, como óleo, poluição, pó e maquiagem. Essas sujeiras do dia ficam impregnadas na pele, portanto, use um algodão embebido com loção.
Importante: mesmo que esteja exausta, jamais vá dormir sem limpar o rosto: a pele fica opaca e sem vida. Espalhe um pouco de loção de limpeza na testa, nariz, bochechas e queixo. Remova o produto com algodão, sempre de baixo para cima. Este gesto elimina as impurezas do rosto. Depois, enxague com água em abundância, se quiser.

Hidratação
A superfície da pele é protegida naturalmente por uma camada finíssima de água e óleo, chamada de manto hidrolipídico. A exposição ao vento, calor, frio, umidade e poluição danifica essa camada, ressecando e tornando a pele áspera. Quanto mais seca for a pele, maiores serão os efeitos dessa agressão.
Como é praticamente impossível controlar as agressões externas, é fundamental repor esse manto com substâncias que imitem sua composição aí, entram em cena os hidratantes, que reconstituem o manto, protegem a pele dos agentes externos e ajudam a retardar as rugas. Os hidratantes mais modernos contêm vitaminas A, C e E, que combatem os radicais livres, responsáveis pela oxidação e envelhecimento da pele. Tem também filtro solar para proteger o rosto dos efeitos do sol no dia-a-dia.
Coloque um pouco de creme nas bochechas e espalhe o produto com movimentos de dentro para fora e debaixo para cima. Na testa, use os dedos e espalhe o creme com movimentos ascendentes: das sobrancelhas em direção aos cabelos. Não esqueça do pescoço. Espalhe o creme de cima para baixo com delicadeza.
Ao redor dos olhos
Você sabia que a região dos olhos é pobre em glândulas sebáceas? Por essa característica natural, as pálpebras apresentam linhas e pés de galinha com facilidade. Para evitar isso, é fundamental lubrificar a região.
A pele da área ao redor dos olhos é finíssima: olheiras e bolsas, provocadas por má circulação e retenção hídrica, também aparecem facilmente. Quanto mais seca for a pele, mais acentuados se tornam esses problemas. A solução é lubrificar a região duas vezes ao dia, como cremes específicos para o local. Esses produtos passam por testes oftalmológicos, para não irritar os olhos, e são feitos com substâncias que hidratam, atenuam sinais e amenizam bolsas e olheiras.
Deposite o creme na pálpebra inferior. Bastam cerca de 5 a 6 gotinhas do produto. Com o dedo anular, dê suaves pancadinhas sobre as pálpebras inferiores, sempre de dentro para fora. Coloque de 5 a 6 gotinhas do creme nas pálpebras superiores. Use o dedo anular novamente e dê pancadinhas sobre as pálpebras superiores, sempre de fora para dentro.

Massagem Zen
Se você acordar com as pálpebras inferiores inchadas, faça esta massagem:
Com o dedo anular, pressione suavemente o canto interno dos olhos. Com o mesmo dedo, pressione a parte central da pálpebra, rente ao cílio. Finalize pressionando o canto externo.


Esfoliação sem segredo
A esfoliação é uma espécie de minipeeling: a ação mecânica dos grânulos dos esfoliantes remove as células mortas que ficam na última camada da pele. Resultado: a pele fica mais clara, com brilho natural, e o rosto parece mais limpinho.
Se você deixa de esfoliar a pele, as células mortas criam uma fina película sobre os poros. O óleo se acumula e atrai bactérias que provocam o surgimento de cravos e espinhas. Essa película também impede a absorção e atuação dos cremes de tratamento.
Quem tem pele normal, mista e seca pode fazer esfoliação uma vez por semana. Para as oleosas, e com acne, recomenda-se fazer duas vezes por semana. Pele seca pede um esfoliante mais suave: espalhe, espere secar e remova passando os dedos sobre o rosto. Umedeça o rosto e espalhe um pouco de esfoliante na testa, nariz e queixo. A esfoliação deve ser feita com movimentos circulares.
Capriche na esfoliação do nariz, zona sujeita a cravos. Faça movimentos circulares com os dedos. Atenção: não é necessário usar força. Esfolie a testa. Se as bochechas estiverem ressecadas, use menos esfoliante. Enxágüe o rosto.

Máscaras
Reserve um dia da semana para se tratar como se estivesse em um spa. Reserve um tempo, aplique uma máscara e relaxe. As máscaras são perfeitas para um tratamento de beleza mais intenso e concentrado. Por isso, depois da aplicação, você ''vê'' os resultados: a pele fica macia, luminosa, com aparência descansada.
Quem tem pele oleosa pode optar por máscaras de limpeza profunda. As demais aproveitarão melhor as de hidratação intensa.
Coloque uma música relaxante e comece: limpe bem a pele e aplique uma camada espessa de máscara, evitando os olhos. Para facilitar, use um pincel de sombra grande. Fique pelo tempo indicado, descansando, com as pernas para cima. Remova muito bem com água e aplique um hidratante.

Xô, acne!
Veja como dar fim nessa inimiga nada discreta.
Nos casos leves, o mais importante é manter a pele limpa: as espinhas surgem porque o excesso de oleosidade fica retido no folículo piloso e acaba contaminado por bactérias. É preciso fazer limpeza profunda, manter os poros desobstruídos e sem excesso de óleo.
De manhã, lave o rosto com sabonetes específicos. À noite, a limpeza deve ser ainda mais intensa: opte por uma loção de limpeza, que deve ser retirada com algodão, removendo junto o óleo e as sujeiras. Se quiser, enxague o rosto. Para completar a operação, você deve esfoliar o rosto duas vezes por semana. A esfoliação remove as células mortas, que causam a obstrução dos poros, retêm oleosidade e causam a acne.
Jamais esprema cravos e espinhas. A pele pode ficar marcada. A limpeza de pele deve ser feita por esteticistas, profissionais capacitados para remover cravos sem deixar marcas eternas.
Casos mais graves, como cistos, têm cura definitiva se tratados por dermatologistas.


Venham conferir os tratamentos para ter uma pele linda e radiante!

0 comentários:

Músicas

By Lucimara Azevedo

Olá Meninas

Faça Parte!

Arquivo do blog

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares